Oficinas de Cinema
APRESENTAÇÃO O Projeto Cine Arts - Oficinas de Cinema, TV e Web é um projeto de formação na área audiovisual, realizado em regime de extensão com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em parceria institucional com o Núcleo de Educação Especial - NEDE, responsável pela emissão dos certificados. O projeto é articulado em caráter interinstitucional e interdepartamental entre as esferas do poder público e privado, organizações da sociedade civil e órgãos da Universidade. Nesta edição buscamos atender um público de 240 pessoas, moradores dos municípios de Itaparica, Vera Cruz e Salinas da Margarida, na Bahia. Todas as vagas serão oferecidas gratuitamente para pessoas com idade de 18 anos a mais contemplando jovens e adultos das referidas localidades. Serão realizadas nove oficinas com 126h aulas.
Oficina de Roteiro: 20 vagas, Oficina de Produção Audiovisual: 30 vagas, Oficina de Realização Audiovisual: 30 vagas, Oficina de Direção de Fotografia e Captação de Som: 30 vagas, Oficina de Direção de Arte: 30 vagas, Oficina de Interpretação para TV e Cinema: 30 vagas, Oficina de Montagem e Finalização: 20 vagas, Oficina de Produção de Impacto e Redes: 30 vagas, Oficina de Acessibilidade Audiovisual: 20 vagas. Nesta edição uma nova oficina inédita - Oficina de Animação 2D e 3D com 20 vagas, totalizando 260 vagas. As oficinas terão cada uma 66h aula teóricas e mais 60h de prática dos estudantes referente ao período de pré-produção, ensaio de elenco, gravação, pós-produção relacionadas às atividades de gravação dos curtas. Total de horas no certificado 126h. Dentro das Oficinas os estudantes vão produzir 12 curtas de 01 a 05 minutos sendo que oito trabalhos avaliativos e os quatro últimos como conclusão das oficinas. As aulas serão ministradas sempre por professores experientes de notório saber que atuam em suas áreas no mercado audiovisual. Local das Aulas presenciais: Escola Estadual Jutahy Magalhães (Centro de Itaparica) e no Espaço Colaborar (Centro de Itaparica). Aulas On line: Pela plataforma Meet. CRONOGRAMA DE AULAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS: Aulas Presenciais: 20 e 27 de agosto / 10 e 24 de setembro / 15 de outubro / 12 de novembro / 10 de dezembro de 2022. Sempre das 9h às 18h. Aulas Online: 25 de agosto / 01, 15 e 29 de setembro / 20 e 27 de outubro / 10 e 24 de novembro / 08 e 15 de dezembro de 2022. Sempre e dias de quinta-feira, das 19h às 22h. Aulas Online da Oficina de Interpretação: 24 e 30 de agosto / 14 e 28 de setembro / 19 e 26 de outubro / 09 e 23 de novembro / 07 e 14 de dezembro de 2022. Sempre e dias de quarta-feira, das 19h às 21h. Atividades Extras presenciais: 26/11/2022 e 14/01/2023. Sempre das 9h às 18h. Gravações de filmes pelos estudantes: 25 de setembro / 27 de novembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. Apresentação de pitching de projetos (atividade pedagógica do projeto): 16/10/2022. Das 9h às 18h
Oficina de Roteiro
Jarbas Éssi é professor de Língua Portuguesa e de roteiro no Cine Arts. Além disso, é poeta, compositor e psicólogo. Assina os roteiros das seguintes obras: Pedro e a Pedra Secreta Série de Animação 3D infanto-juvenil de (6 Ep. 26 min.) - PRODAV 01/2013 em produção. Portão Mágico Série de animação de 10 episódios de 7 min. Edital TV`s Públicas 2018. Coração Guiné Vencedor do Prêmio CPLP 2015 para desenvolvimento de Longa, uma Coprodução internacional Brasil - Guiné-Bissáu; Foi Assistente de Direção e um dos roteirista da série Pequeno Gigante (TVE e TV Cultura). É roteirista da série Kirimurê Uma Aventura na Baía de Todos os Santos, série documental de (05 Ep. De 26 min.) -Travel Box Brasil; Floradas Na Trilha da agroecologia Série documental (08 Ep. 26 min.) - PRODAV 02 TVE- BA; Suas realizações como roteirista se destacam principalmente com longas de ficção com temática de suspense psicológico: Sete Luas, O Guardião das Flores, e O Cineasta. OFICINA DE ROTEIRO: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 20 vagas A Oficina de Roteiro irá apropriar os estudantes de técnicas e habilidades para a produção de roteiros de ficção. A importância da Sala de roteiro e seus componentes (chefe de roteiro, roteiristas, assistentes, possíveis consultores e o elo com a produção e a direção). Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica, para estimular a criação de novas formas narrativas para a criação de roteiros coletivos para sala de cinema, TV e web. Na construção interdisciplinar com as demais oficinas do projeto serão produzidos roteiros baseados na linguagem cinematográfica dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), das correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e dos gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS:
- Elaboração de roteiros e sua prática em sala de roteiro;
- A narrativa clássica em 3 atos: introdução, conflito e resolução; Estrutura e elementos da narrativa: personagens, espaço, tempo, enredo e cena;
- O processo criativo: criação de personagem e concepção de histórias;
- Fases e técnicas de construção do roteiro: storyline, sinopse, argumento, escaleta e tratamentos;
- Uso de plataforma para escrita de roteiro - Final draft Literatura e Cinema: a adaptação - transposição de linguagens;
- Teorias do Cinema e Análise fílmica;
- Dramaturgia e a evolução do modo de narrar histórias; Linguagem Cinematográfica;
- Estilos e correntes narrativas;
- Exercícios de percepção estética e análise fílmica; Apresentação de projetos audiovisuais Rio2C e Nordeste Lab: Pitching e Feiras de Negócios.
- Ter a partir de 18 anos
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma)
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos aos domingos combinados
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição, comercialização e divulgação das obras produzidas.
- Para os candidatos às vagas da Oficina de Roteiro deverão enviar um texto de livre escolha de sua autoria com até 20 linhas.
- Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais.
Oficina de Interpretação para Cinema e TV
Atriz, dançarina, apresentadora e professora, nascida em Salvador-Ba. Participou de vários grupos teatrais com destaque para o Bando de Teatro Olodum, tendo projeção no cenário nacional, com o espetáculo Ó Paí, Ó, 1994-2020, adaptado para filme, em 2007 e seriados de TV, em 2008/9. Prêmios de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado; Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade, São Paulo - 2020; 8° Festival de Cinema de Caruaru-PE; DIGO - Festival Internacional de Cinema e Diversidade Sexual e de Gênero - GO; IV Festival de Cinema do Vale de Jaguaribe-Ceará; 44ª Festival de cinema Guarnicê, Maranhão e Curta Caicó- RN em 2021, pelo filme Inabitável que já recebeu mais de 70 prêmios entre nacional e internacional. Integra o elenco do filme mais premiado de 2020, Bacurau. Outros filmes que atuou: Capitães de Areia; Jenipapo; Tungstênio; Revolta dos Búzios; Flores Raras; Sol; etc. Na Tv: Ó Paí, Ó; Gabriela; Força Tarefa; Pequeno Gigante entre outros. É licenciada em Filosofia pela UCSal, Dançarina Profissional e Licenciada em Dança pela UFBa, Mestranda em Educação de Jovens e Adultos pela UNEB. Integra a Direção Artística da EnCompanhia de Interesse Popular, grupo de arte, educação e cultura.É pesquisadora do CPEDR - Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional e do Grupo Sankofa, ambos pela UNEB. Membro da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema desde 2018. OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA TV E CINEMA: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 30 vagas A oficina de Interpretação visa oferecer embasamento teórico-prático para instrumentalizar estudantes-atores/atrizes para a interpretação de personagens que sirvam à linguagem cinematográfica, através de práticas voltadas ao desenvolvimento da naturalidade em frente às câmeras. As práticas envolvem treinamento, estudo e reflexão de habilidades e conhecimentos concernentes ao ofício de atuar, utilizando-se das linguagens da dança, canto, interpretação, dramatização, jogos de improvisação e sobretudo de técnicas que facilitam a relação e o desempenho com o aparato da tv e do cinema. Ainda serão abordados temas como timidez e identidade, através de rodas dialógicas e dinâmicas que estimulem a dissolução de bloqueios, melhoria da autoestima e valorização das diversas estéticas; considerando que muitos aspectos da timidez estão sustentados em raízes profundas das histórias coletivas, especialmente no que diz respeito a uma sociedade colonizada, o que vai refletir consideravelmente na nossa expressão diante das escolhas profissionais. A busca pela qualificação de profissionais, enfocando o trabalho em equipe, em conjunto com as demais oficinas do projeto, por ter um cunho interdisciplinar, envolverá seminários produzidos pelos/pelas participantes com as seguintes temáticas: A interpretação para a linguagem cinematográfica dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), As correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada); Gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama) e. Pressupostos históricos do cinema africano. CONTEÚDOS ABORDADOS:
- Exercícios de expressão corporal e técnicas comportamentais em cena;
- Exercícios de respiração;
- Exercícios de voz e dicção;
- Exercícios de improvisação;
- O espaço cênico cinematográfico;
- Debate sobre o teatro e o cinema brasileiros e a teledramaturgia nos tempos atuais;
- Pressupostos históricos do cinema africano;
- Timidez, autoestima e identidade;
- Análise de textos;
- Estudos para a construção de personagens;
- Exercícios práticos voltados para a interpretação de personagens para a linguagem cinematográfica através da filmagem/análise/refilmagem de cenas extraídas da dramaturgia brasileira e também dos roteiros produzidos no âmbito das atividades pedagógicas do Projeto Cine Arts;
- Estudo das linguagens de cinema, tv e web;
- Como funciona a preparação de elenco para o audiovisual;
- Apresentação de projetos audiovisuais Rio2C e Nordeste Lab: Pitching e Feiras de Negócios;
- Ter a partir de 18 anos
- Para os candidatos às vagas de atores e atrizes da Oficina de Interpretação para Cinema e TV deverão gravar um vídeo de até um minuto e meio e enviar o link interpretando um texto de sua preferência, pode ser um texto do cinema, um poema, ou um texto teatral.
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma).
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos nos domingos acordados.
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição, comercialização e divulgação das obras produzidas.
- Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais e podem ser atores e atrizes iniciantes.
Oficina de Produção Audiovisual
Aline Cléa Sousa é baiana, nascida em Salvador, é produtora audiovisual e Pedagoga pela UFBA. Apaixonada pelas linguagens de animação e games participou de todas as edições do Animaí @animai.festival , sempre estando junto a produção do evento. Seus estudos na academia a inspirou a criar uma metodologia pedagógica diferenciada para o Cine Arts Oficinas de Cinema Projeto de Extensão - UNEB, onde desde 2007 é Coordenadora Geral e ministrante da Oficina de Produção Audiovisual, processo formativo com mais de 1000 egressos. É membro fundadora e secretária da Associação das Produtoras de Games e Animação - GAMA. Como Produtora Executiva vem realizando diversos projetos dos quais destacamos os mais recentes: Pequeno Gigante (fic.) @pequenogigante.serietv, Pedro e a Pedra Secreta @pedroeapedrasecreta (série - animação), Festival Aqui de Casa @festivalaquidecasa (Programa de TV), Floradas na Trilha da Agroecologia (Série - doc), Xiré (série - animação), Portão Mágico @portao_magico (série - animação), Marisqueira Guerreiras da Maré (telefilme - doc), Odara (longa - fic.), e Coração Guiné - A Última Tragédia (longa-fic.) vencedor do CPLP 2015, Coprodução Brasil - Guiné Bissau. OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 30 vagas Na Oficina de Produção Audiovisual serão abordados os elementos componentes da produção para Cinema: pré-produção, produção, finalização, distribuição e comercialização para filmes de ficção para Cinema TV e Web. As técnicas necessárias para a atividade da produção cinematográfica. O planejamento e a produção como momentos vitais à realização cinematográfica. A atividade e o perfil do produtor nos tempos atuais. Panorama e peculiaridades da atividade de produção para cinema. Planejamento, produção executiva, produção de elenco, produção de locação. Captação de Recursos. A atuação do produtor como agente de cultural, gestão de recursos, prestação de contas, financiamento e plano de negócios para o produto audiovisual. Na construção interdisciplinar com as demais oficinas do projeto vamos trabalhar a prática da atividade de produção adotando a linguagem do cinema dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), das correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e dos gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS:
- Gerenciamento da propriedade intelectual no audiovisual desde o roteiro até a sua comercialização e distribuição;
- História Geral do Cinema e história do cinema Brasileiro;
- Introdução à Linguagem Cinematográfica;
- Cadeia produtiva cinematográfica: produção, distribuição e exibição;
- O cinema Nacional;
- O Produtor no cinema: produtor, produtor executivo, produtor de elenco, produtor de alimentação, produtor de set, produtor de transporte, produtor de locação e assistentes de produção;
- Planejamento, Elaboração de projetos;
- Orçamento;
- Captação de recursos, editais e Leis de incentivo Fiscal, Lei do audiovisual;
- Produção Cinematográfica setores de um set de filmagem e os profissionais da área;
- Planilhas: Decupagem técnica, Ordem do dia, roteiro técnico (análise técnica do roteiro), contratos, notas contratuais, recibos, cartas de agradecimento, receptivo, ofícios, etc;
- Noções de Empreendedorismo;
- Prestação de Contas;
- Políticas Públicas para o Audiovisual: Municipal, Estadual e Federal;
- Formas de captar recursos, gerir e prestar contas de projetos audiovisuais;
- Apresentação de projetos audiovisuais Rio2C e Nordeste Lab: Pitching e Feiras de Negócios.
- Ter a partir de 18 anos
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma)
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos nos domingos acordados
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição, comercialização e divulgação das obras produzidas
- Para os candidatos às vagas da Oficina de Produção para Cinema deverão ter conhecimentos básicos em Word, Excel e Internet
- Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais e podem ser produtores iniciantes
Oficina de Realização Audiovisual
Anderson Soares Caldas, baiano, fundador da produtora Cine Arts, é Diretor Cinematográfico, roteirista, produtor executivo, fotógrafo, educador e Publicitário pela UCSAL Universidade Católica do Salvador. Criador e diretor do Cine Arts - Oficinas de Cinema - Projeto de Extensão/UNEB, vem atuando por meio de oficinas profissionalizantes para a formação de jovens e adultos para o mercado cultural e no audiovisual baiano, certificando mais de 1000 egressos desde 2007. Também foi membro fundador da TV Kirimurê (Canal 10.2) - primeiro canal da cidadania do país. Com mais de 20 anos de atuação no audiovisual, assina a direção de mais de 300 obras audiovisuais, entre ficção, documentário, animação e programa de TV, videoclipe das quais destacamos: Pequeno Gigante (série, fic. 13 Ep. 26min - @pequenogigante.serietv), Pedro e a Pedra Secreta (série Animação 3D, 6Ep. 22 min - @pedroeapedrasecreta), Floradas na Trilha da Agroecologia (Série - doc com 8 Ep. 26.min.), Terreiros de Cachoeira e São Félix (longa doc, 80min - IPAC), Xiré (série - animação com 10 Ep de 22 min.), Portão Mágico (série - animação com 10 Ep. de 15min - @portao_magico ), Marisqueira Guerreiras da Maré (telefilme - doc - 88 min.) e Coração Guiné - A Última Tragédia (longa-fic.) vencedor do CPLP 2015, Coprodução Brasil - Guiné Bissau. OFICINA DE REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 30 vagas A Oficina de Realização Audiovisual terá como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem cinematográfica, tornando-a pertinente aos educandos com técnicas e recursos do Cinema, TV e Web, perpassando por todas as etapas de uma produção audiovisual, buscando capacitar os indivíduos através de uma visão crítica, política e emancipatória do fazer artístico. Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica especificamente para ficção. Trabalharemos a linguagem do cinema dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), as correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e os gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS: A História do cinema. (Filmes dos primeiros tempos, vanguardas, movimentos.) O que é realização audiovisual para TV e cinema. Como são realizados os produtos audiovisuais. As etapas de uma produção de cinema. Roteiro Narrativa Linguagem. Conhecimentos básicos sobre captação de som direto, Noções de fotografia com reconhecimento de equipamentos necessários para este fim (Câmera Black Magic, Kit de Lentes, kit de iluminação set light). Prática com manejo de demais acessórios (steadicam, monitores led p/5D, Meat Box). Set de Filmagem. Direção: Decupagem técnica do Diretor, Preparativos e Planejamento de filmagens, Direção de atores, direção de Equipe, Direção no Set. Assistência de Direção: Ordem do Dia, Análise técnica de roteiros, Plano de Filmagem. Continuísta: Planilhas de continuidade e atuação em set. Suporte aos curtas realizados dentro das oficinas e realização de um curta metragem como projeto de conclusão das oficinas. Noções de Empreendedorismo. Políticas Públicas para o Audiovisual: Municipal, Estadual e Federal. Formas de captar recursos, gerir e prestar contas de projetos audiovisuais. Apresentação de projetos audiovisuais Rio2C e Nordeste Lab: Pitching e Feiras de Negócios. PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ter a partir de 18 anos, Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma). Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos nos domingos acordados. Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição, comercialização e divulgação das obras produzidas. Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais e podem ser realizadores iniciantes.
Oficina de Direção de Arte
Mulher Preta, mãe, avó. Amo cinema, boa conversa com café, vinho, cerveja e disso tudo mesmo que não tenha conversa. Me fantasiar e criar fantasias. Mas a realidade me comove, me envolve, me move. Sou muitas coisas, mas profissionalmente, estou Designer, Diretora de arte audiovisual, Educadora, MBA em inovação e empreendedorismo; Designer Estratégia em Inovação Social da Natura; Fundadora e Diretora Criativa do Duma Estúdio Criativo. Diretora ADG - BRASIL, Fui Conselheira no Setorial de design no MINC. Atuo como Mentora e Consultora em Design, Cinema e Empreendedorismo e Inovação Social em iniciativas privadas e públicas; 3º Lugar no Hackathon CCR 2020; Vencedora do Hackathon do governo da Bahia, na Campus Party Bahia/17 e Startup Wekeend Salvador/18. Transita por essas áreas acreditando na interdisciplinaridade do conhecimento para resultados mais positivos e efetivos. Segue no propósito de transformar positivamente pessoas e espaços, com criatividade e inovação, consequentemente fortalecer negócios e instituições. OFICINA DE DIREÇÃO DE ARTE: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h teórica e 60h práticas 30 vagas A oficina de Direção de Arte privilegia a atuação deste profissional com base teórico-prática no departamento de arte e do diretor de arte por meio de estudos básicos da arquitetura, design, artes visuais, fotografia, história do cinema, moda, entre outros. O educando irá conhecer as funções e profissionais atuantes dentro e fora do departamento em consonância com a direção do filme, realizando pesquisas que busquem atender as necessidades da produção, apropriando os educandos de técnicas próprias e o trabalho em equipe respeitando a hierarquia cinematográfica. A oficina tem como objetivo instrumentalizar os educandos com habilidades e técnicas para atuação na criação, desde a definição de referências, paleta de cores, pesquisa e tratamento de locações, pesquisa e produção de objetos, adereços e figurinos, construção dos cenários e a atuação do departamento de arte em projetos audiovisuais. Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica especificamente para ficção de forma interdisciplinar, voltado para o trabalho da direção de arte com a linguagem do cinema dos primeiros tempos (Expressionismo alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), as correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e os gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS: Como base teórica os estudantes irão conhecer como funcionam os departamentos da direção de arte por meio de conceitos imprescindíveis: Metodologia de pesquisa para a concepção por meio das linguagens cinematográficas do cinema dos primeiros tempos, das correntes narrativas e dos gêneros cinematográficos a cada unidade do projeto; Introdução à Estética; Percepção da imagem, equilíbrio, exercícios para compreensão de visão, textura, forma, cores; Introdução à teoria da Gestalt; A cenografia e locações, figurino e maquiagem a serviço da concepção da arte, direção e da fotografia do filme; A criação de efeitos especiais; A produção de objetos; O orçamento e prestação de contas do departamento de arte. Através de exercícios práticos e do desenvolvimento de um projeto de arte em grupo, vamos trabalhar a cada unidade os seguintes eixos fundamentais: A pesquisa, percepção dos materiais, texturas e cores, criação e esboço através do desenho à mão livre. As diversas funções e profissionais que compõem o departamento de arte e como elas dialogam entre si: assistência de arte, cenografia, produção de objetos e decoração de cena, figurino e a relação do departamento de arte com a direção e a direção de fotografia. A criação do projeto de arte em grupo baseado nos roteiros audiovisuais produzidos no âmbito das atividades pedagógicas do Projeto Cine Arts Oficinas de Cinema, TV e Web. Uso de ferramentas gráficas para concepção e apresentação de projeto de arte. Apresentação de projeto de arte. PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ter a partir de 18 anos; Ter afinidade ou gostar de artes plásticas, artesanato ou design (manuais ou virtuais); Para os candidatos às vagas da Oficina de direção de arte deverão ter conhecimento básico em informática; Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma); Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos nos domingos acordados; Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição, comercialização e divulgação das obras produzidas; Para os candidatos às vagas, não é necessário comprovar experiências em atividades audiovisuais, portanto as vagas também são para o público iniciante;
Oficina Direção de Fotografia e Captação de Som
Glauco Neves é diretor, filmmaker, soundmixer, editor e colorista. Fundador da produtora de conteúdo audiovisual, Attack Estúdio (www.attackestudio.com.br ), onde atua na área de criação, direção, produção e finalização de vídeo e áudio, para tv, cinema e música. Multimaker, Glauco é o criador e diretor das séries musicais 'Lá em Casa Sessions' e 'Um Take Um Som', exibidos no canal Music Box Brazil (Net TV, Claro TV, SimTV , ViaCabo entre outras), além de países como França, EUA e Japão. Iniciou sua carreira dentro dos estúdios de música, gravando artistas e produzindo áudio para publicidade e cinema. Realizou diversos trabalhos como técnico de som direto e sound designer para cinema e vídeo. Após alguns anos trabalhando com áudio, sentiu a necessidade de interagir com as artes visuais e inicialmente passou a estudar fotografia de maneira autodidata. Formado em Produção Audiovisual na Unijorge (SSA), possui certificado da ICA (International Academy of Colorist) além de certificados da Blackmagic Design como colorista, editor de vídeo e color management, no Davinci Resolve. Estudou colorimetria e temperatura de cor na Bucareste Ateliê de Cinema, além de outros cursos na área de direção de fotografia. Já dirigiu e finalizou diversos videoclipes para músicos e bandas, entre eles o clipe 'O Delator', do Cascadura, concorrente na categoria melhor produção e fotografia, no Prêmio Caymmi 2015, 'Bonecas Pretas', da cantora Larissa Luz, vencedor do Prêmio Caimmy de Música 2017 na categoria Melhor Videoclipe e 'Modo Hard', também vencedor do Prêmio Caimmy 2017 de Música na categoria Melhor Direção e Produção. Já ministrou diversas oficinas nas áreas de som e imagem e é professor do curso técnico de direção e produção de áudio e vídeo na escola Cine Arts (Salvador, BA). Já recebeu alguns prêmios no cinema como sound designer, entre eles: FECIBA (Festival de Cinema Baiano) Melhor Desenho de Som: Glauco Neves Filme: Ofuscado / Direção: Leandro Calixto; III Bahia Afro Film Festival 2010 / Melhor Som; Filme: O Cantador de Chula / Direção: Marcelo Rabelo MOSTRA SESC DE CINEMA 2018 - Melhor Desenho de Som Filme: Suspiro de um Trovador / Direção: Marcelo Rabelo OFICINA DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E CAPTAÇÃO DE SOM: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teóricas e 60h práticas 30 vagas A oficina de Direção de Fotografia e Captação de Áudio vai oferecer dois fundamentos básicos para instrumentalizar os educandos a conhecer duas áreas técnicas, possibilitando aos mesmos, em qual área desejam aprofundar seu conhecimento: Fotografia ou áudio? Sendo assim todos terão os conhecimentos básicos das duas áreas. Na direção de fotografia o objetivo é apresentar aos educandos o trabalho do diretor de fotografia: o criativo, a arte, olhar e narração aliado ao técnico, os equipamentos, métodos de trabalho e equipe no set. A importância do conceito e da linguagem, por meio de exercícios práticos com os equipamentos: câmeras, lentes, iluminação, maquinaria. A equipe deste importante departamento: Assistência de câmera, finalização de imagem, equipamentos de elétrica e maquinária aliados a direção e a direção de arte. Na Captação de Som o objetivo é instrumentar o educando para para captação de som direta e trazer as noções de finalização de áudio. Todos concordamos que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas também podemos concordar que é o som que dá sentimento e significado para a imagem. Com esta premissa, serão abordadas técnicas diferenciadas na utilização de microfones (dinâmicos a condensador) e gravadores digitais, abordando conteúdos teóricos e conceitos básicos de áudio e introdução à gravação, além de noções básicas de tratamento de áudio conhecendo as mais novas tecnologias. Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica especificamente para ficção voltado para o trabalho da direção de fotografia e captação de som a serviço da linguagem do cinema dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), das correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e dos gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS: Para os conhecimentos técnicos de Direção de fotografia, serão abordados os seguintes conteúdos, que serão intensificados na Primeira Unidade quando os estudantes estarão estudando as linguagens do Cinema Mudo (Cinema dos primeiros tempos) e ainda não irão trabalhar captação de áudio: Aprendizado do olhar: a visão humana; Arte e Pintura: a importância como referências para fotografia; Conceitos e estilos de iluminação: Como contar uma história através da luz; Decupagem fotográfica a partir de um roteiro; Câmeras e Lentes: Tecnologia 4k e 6k das câmeras Black Magic Design A linguagem visual: lentes, enquadramento, perspectiva, profundidade de campo; Movimentos de câmera Trabalhando com o diretor; Transformando uma ideia em imagem Trabalhando com a direção de Arte: A importância da cenografia, da maquiagem e do figurino na imagem; A equipe cinematográfica Tipos de refletores e acessórios de iluminação Temperatura de cor, filtros e gelatinas; Iluminação natural (Luz do sol) Afinando a luz: o trabalho das sombras e recortes A luz como ferramenta de composição Os Conteúdos de Captação de Som serão introduzidos na segunda unidade quando os estudantes vão aprofundando seus conhecimentos por meio das correntes narrativas: Introdução ao áudio básico; Física do som; Acústica; Tipos de Microfones; A captação de som direto Técnicas de microfonação e operação de boom Ferramentas analógicas e virtuais; Funcionamento e operação de mesa de som digital; Funcionamento e operação de gravador digital; Sound Design - conceitos básicos; Foley; Construção do som em estúdio Mixagem - conceitos básicos. PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO: Ter a partir de 18 anos; Ter afinidade ou gostar de artes plásticas, artesanato ou design (manuais ou virtuais); Para os candidatos às vagas da Oficina de direção de arte deverão ter conhecimento básico em informática; Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma); Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos; Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição e divulgação das obras produzidas; Conhecimento básico em informática; Para os candidatos às vagas de captação de áudio, não é necessário experiência em atividades audiovisuais.
Oficina de Produção de Impacto e Redes
Nina Novaes é Produtora Audiovisual atuante na produção executiva, de campo e impacto. Fundadora da produtora brasileira independente Nina Produções Artísticas, como mulher negra atua trazendo em seus trabalhos toda responsabilidade e representatividade de seus ancestrais, buscando caminhos para potencializar e dar visibilidade ao seu povo no audiovisual. Colaborou na fundação da TV Kirimurê (Canal 10.2) - Primeiro canal da cidadania do país. É produtora do Cine Arts Projeto de Extensão UNEB, e assina trabalhos com as produtoras Mantra Filmes, Cine Artes, Ori Imagem e Som, Salamandra Produções. É também umas das representantes do EPA ( Produtores Executivos Associados) agrupamento de três produtores negros e suas empresas de audiovisual, que surge para alavancar e equilibrar a atuação de profissionais negros no mercado audiovisual brasileiro. OFICINA DE PRODUÇÃO DE IMPACTO E REDES Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 30 vagas A oficina de produção de Impacto e divulgação, visa utilizar a linguagem audiovisual, para potencializar produtos audiovisuais com dispositivos e ferramentas tecnológicas digitais ou analógicas que possibilitem atrair público, audiência, e fomente mudanças sociais com interação do público alvo. Pensaremos na produção e distribuição de impacto em sua execução, para possibilitar diversas janelas de exibição, tanto com objetivo de mudanças sociais como o de comercialização da obra. Pensar o plano de ação para um produto audiovisual de impacto social, desde a sua concepção, com objetivos estratégicos para que seja absorvido pela causa destino, com intenção de ganhar notoriedade social, podendo unificar ações passadas, com a construção para um futuro melhor. Para além do legado de uma obra de impacto, transformá-la atrativa ao circuito comercial com escoamento para longevidade. A capacitação em produção de impacto e divulgação é para quem já movimenta sua comunidade de forma intuitiva e que estão observando seu entorno e o mundo, com desejos e vontades de mudanças. Conseguindo assim, articular redes e fazer alianças com associações, movimentos sociais, grupos de base comunitária, coletivos, grupos informais dentre outros. CONTEÚDOS ABORDADOS:
- Conceito da linguagem audiovisual;
- Etapas da produção - Cadeia produtiva cinematográfica: produção, distribuição e exibição;
- Produtos;
- Setores do audiovisual;
- Os profissionais do audiovisual (equipe técnica / funções);
- Conhecendo o setor de produção e seus profissionais;
- Cinema de Impacto Social;
- Produção e Distribuição de Impacto; Elaboração de Campanha de Distribuição de Impacto;
- Análise social e política;
- Elaboração de Projeto de Produção de Impacto;
- Tirando a idéia do papel: Formas e ferramentas criativas para tornar possível a execução do projeto de impacto social;
- Tecnologias e seus meios e métodos; Público Alvo X Audiência;
- Dispositivos de criação audiovisual
- Produtos transmídia derivados de um produto audiovisual
- Narrativa transmídia para trazer audiência com interação do público
- Estratégias de Campanha de Impacto e Audiência
- Mídias Sociais
- Criando conteúdo de interesse para mídias sociais
- Ferramentas de divulgação
- Estratégias para aumento de público nas redes
- Campanha de Marketing e Impacto na distribuição do projeto audiovisual
- Público e Tipos de Divulgação
- Criando Produtos para Redes Sociais
- Mercado Cinematográfico
- Distribuição X Exibição X Comercialização
- Ter a partir de 18 anos
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma).
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos.
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição e divulgação das obras produzidas.
- Para os candidatos às vagas da Oficina de Produção de Impacto deverão ter conhecimentos básicos em Word, Excel e Internet. Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais.
Oficina de Acessibilidade Audiovisual
Paulistana, de 1971, escolheu a Bahia como caminho, desde 1998. É doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia / Sanduiche em Portugal. Professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial - NEDE/UNEB e do Grupo de Pesquisa e Extensão Acessibilidade & Arte - GA&A/UNEB. Atualmente coordena o setor de acessibilidade do Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM/ Solar do Unhão e está iniciando seu Pós Doc, UFBA/MAM. Desenvolve pesquisas e trabalhos profissionais com audiodescrição e consultoria para acessibilidade nas Artes. OFICINA DE ACESSIBILIDADE AUDIOVISUAL: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 20 vagas A Oficina de Acessibilidade Audiovisual terá como foco o aprendizado teórico-prático dos recursos de acessibilidade comunicacional para o audiovisual, nomeadamente a audiodescrição (AD), a Legenda Fechada para Surdos e Ensurdecidos (LFSE) e a janela de LIBRAS. Compreensão desses recursos como ferramenta de acesso à cultura e à educação. Conceituação, panorama geral e bases legais desses três signos. Diretrizes para a elaboração da AD, da LFSE e da janela de LIBRAS. As diferentes funções dentro da equipe de profissionais. A oficina tem como princípio a formação de profissionais aptos a desenvolver os três recursos (AD, LFSE e janela de LIBRAS). Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica especificamente para ficção de forma interdisciplinar, voltado para o trabalho da acessibilidade audiovisual com a linguagem do cinema dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), as correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e os gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS: Recursos de acessibilidade comunicacional como ferramenta de acesso à cultura e à educação. Conceituação e panorama geral da AD, da LFSE e de janela de LIBRAS Políticas Públicas e legislação para Acessibilidade Comunicacional Linguagem Cinematográfica (movimento de câmera, enquadramentos, planos - filmes dos primeiros tempos, vanguardas, movimentos) Técnicas de audiodescrição (imagens estáticas/ em movimento) Roteiro de Audiodescrição - Programa de tradução (SW) Técnica de LFSE Técnica para organização da janela de LIBRAS Narração para Audiodescrição - Gravação de Roteiro Direção de audiodescritores e tradutores intérprete de LIBRAS Edição/ Produto final As diferentes funções dentro da equipe de profissionais. PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
- Ter a partir de 18 anos
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma).
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos.
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição e divulgação das obras produzidas.
- Para os candidatos às vagas da Oficina de Acessibilidade deverão ter conhecimento básico de informática.
- Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais.
Oficina de Montagem e Finalização
Lucas Ferraz é formado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade, tendo concluído os cursos de Arte final e Storyboard e Premiere na Saga - School of Art, Game and Animation, além do curso Motion na Melies - Escola de Cinema, 3D e Animation. Desempenha a mais de 10 anos atividades na área do audiovisual e do mercado publicitário, atuando como Diretor de Arte na Agência 3 Promo Marketing e exercendo o cargo de Editor e Finalizador na Finisher Studio, Ficção Cinema e Vídeo e atualmente na Mantra Filmes. Entre seus trabalhos destacamos as seguintes obras audiovisuais em montagem e finalização: TV e Cinema: Pedro e a Pedra Secreta - Animação 3D / série com 6 Ep. 22 - montagem e finalização. Floradas - Documentário e Ficção / série com 8 Ep. 22 - TVE-Ba - montagem e finalização. Portão Mágico - Animação 3D / série com 15 Ep. 10. Vencedor do Edital EBC/FSA/ANCINE - TV 's Públicas 2018 - montagem e finalização. Documentário - O que sai é do governo: Pós-Produção finalização. TVI, VRT Channel Série D20 - 4 Episódios - 20 min - pós-produção, finalização e CG. Curta - 30 min - Entre 4 Paredes - pós-produção e finalização. Série - Animação 3D - Cainã - 8 episódios - 3 min - montagem e finalização Curta - Animação 3D - Odoya- 20 min - Montagem e pós produção Curta Animação Stop Motion Fire West Publicidade: Laboratórios LPC - 30` - Montagem e CG Vídeo institucional 5' Icekiss, copa do mundo 2014 - Montagem Vídeo Institucional Vivo 10' - Montagem e Cg Vt 30` Operadora Claro - Montagem e CG Vídeo institucional Rede Fluir 3' - Montagem Vídeos Institucionais para o Governo do Estado da Bahia - Menor Aprendiz - 08 vídeos de 5 min. - Montagem OFICINA DE MONTAGEM E FINALIZAÇÃO: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 20 vagas A oficina de montagem e finalização irá instrumentar seus participantes com as principais técnicas de montagem e pós-produção utilizadas no cinema, TV e Web, de forma que os cursistas possam editar e finalizar seus próprios filmes. Construção em equipe e interdisciplinar com as demais oficinas do Cine Arts para a produção dos conteúdos audiovisuais propostos pelo projeto. Desenvolver a capacidade de realizar a montagem e finalização de imagens de produções audiovisuais através de embasamento teórico, e da produção de atividades práticas, promovendo a atuação dos participantes com a área profissional preparando-o para as mais novas exigências do mercado audiovisual. ? Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica especificamente para ficção de forma interdisciplinar, voltado para o trabalho da montagem em audiovisual e finalização com a linguagem do cinema dos primeiros tempos (Expressionismo Alemão, Impressionismo Francês, Cinema Mudo Americano e Montagem Soviética), as correntes narrativas (Cinema Novo Brasileiro, Cinema Noir, Neo Realismo Italiano e Chanchada) e os gêneros cinematográficos (Terror, Suspense, Comédia e Drama). CONTEÚDOS ABORDADOS: Linguagem cinematográficas e as funções dos profissionais no cinema: Qual o papel do editor/montador e finalizador. História da Montagem. Montagem para Gênero. Princípios de Montagem. Conhecendo o equipamento e softwares de montagem e finalização de filmes: Interface, Configuração, Importando, Timeline, Edição e Exportando. As subdivisões do processo edição: montagem do filme em ilha de edição, inclusão de efeitos especiais, inclusão de sonoplastia e efeitos sonoros, tratamento de imagens, inclusão da trilha sonora, inserção de caracteres: créditos iniciais, finais e demais itens como acessibilidade audiovisual. PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
- Ter a partir de 18 anos
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma).
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos.
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição e divulgação das obras produzidas.
- Para os candidatos às vagas da Oficina Montagem e Finalização deverão ter conhecimento básico de informática.
- Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais.
Oficina de Animação 2D E 3D
Leonardo Silva é o fundador da @mantrafilmes , é publicitário de formação, diretor, roteirista e produtor audiovisual, presidente da Associação dos Produtores de Animação e Games - GAMA, atua no mercado audiovisual com produções de animação, documentário, ficção e game, projetos dedicados para todos os públicos, dos quais destacamos: 'A Turma do Pula-Pula Série de animação de clips infantis em exibição no Zoomoo e Sucesso no youtube'; @pedroeapedrasecreta - série de animação 3D em produção, 6 Ep. 22min (Prodav 01/2013); 'I.N.U.T.H.E.I.S. - série Infanto-juvenil de 13 Ep. De 26 minutos desenvolvida (PRODAV 05/2015)'; 'Floradas - Na Trilha da Agroecologia - série de documentário em produção de 08 Ep. 26min (Prodav 02/2016)'; 'O Portão Mágico - série de animação infantil 3D para exibição nas TV`s Públicas'; Como Produtor Executivo: 'Reino da Bahia - Série de ficção (comédia) com 13 Ep. De 15 min. Em desenvolvimento (Edital Setorial do audiovisual Secult/Ba - FSA)'; 'Xiré - Série de animação (adulta) com 08 Ep. De 22 min. Em desenvolvimento (Edital Setorial do audiovisual Secult/Ba - FCBA)'; 'Elderand - Game em produção em parceria com a Sinergia Games' OFICINA DE ANIMAÇÃO 2D E 3D: Gratuita Período da oficina: 6 meses Carga Horária: 66h Teórica e 60h práticas 20 vagas A oficina de animação digital vai oferecer o embasamento teórico-prático para instrumentalizar os estudantes a estar aptos para atuar no mercado nacional e internacional de produção de animação 2D Cutout ou 3D CGI, mostrando desde os conceitos básicos da animação, a capacitação inicial para as principais ferramentas do mercado, a visão do animador para atender as demandas da direção e a formação de uma mentalidade de produção em escala para a indústria do cinema de animação. Vamos propor, após a abordagem teórica dos princípios básicos da animação, a produção de cenas com base nas correntes vanguardistas do cinema, realizadas sob a ótica da animação digital. CONTEÚDOS ABORDADOS: Os doze princípios básicos da animação; Principais ferramentas de animação 2d e 3d; Formatação de metodologia de produção; Análise da direção da cena; Referências corporais para animação; Extremos, meios, polimento; Lip snyc (fonemas) PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
- Ter a partir de 18 anos
- Os candidatos deverão ter disponibilidade para frequentar as aulas aos sábados, das 9h às 18h, e às quartas à noite - on-line das 19h às 22h (consultar cronograma).
- Disponibilidade para atuar nas atividades práticas de gravação dos produtos audiovisuais propostos.
- Todos os participantes assinarão um termo de contrapartida e compromisso, cedendo o uso de imagem e som em todos os conteúdos produzidos no âmbito do projeto para os fins de exibição, distribuição, comercialização e divulgação das obras produzidas.
- Para os candidatos às vagas da Oficina de Animação 2D deverão ter conhecimento básico de informática.
- Para os candidatos às vagas, não é necessário experiência em atividades audiovisuais.
Oficina de Animação 2D E 3D
Geisa Andrade, é a profissional convidada para trazer a representatividade feminina para a animação e chega para potencializar ainda mais o nosso mundo da animação no Cine Arts. Professora de formação, gestora e designer por paixão. Fascinada pela interdisciplinaridade, ainda durante sua formação em Geografia já unia as formas de relevo com realidade aumentada - Sandbox AR. Atualmente, pós-graduanda em Desenvolvimento de Jogos na UNIFACS. Seu entusiasmo gira em torno de animação, educação e jogos digitais. No papel de gerenciamento de produção de animações 2D e 3D, atua na Mantra Filmes, como produtora de linha.